Escolha uma Página

Educação Ambiental

Resgate de valores éticos para manutenção da “vida”

educacao ambientalA Pró-Bioma é formada por uma equipe de pessoas que acreditam que a educação ambiental não deve ser encarada como uma disciplina, nos moldes cartesianos, com início e término de ocorrência. O debate em torno da educação ambiental é muito mais do que uma questão política, científica ou epistemológica. É uma necessidade do resgate de valores éticos para manutenção da “vida”.

Antes de tudo, é preciso compreender e sentir a nós mesmos, enquanto indivíduos e, a partir dessa sensibilização, estabelecer uma relação com a natureza que seja de integração, equilíbrio, harmonia, numa conexão permeada por reciprocidade.

Como equipe, acreditamos que o segundo passo para uma educação conscientizadora e dialógica se inicia com o respeito e a valorização do próximo.

Eixos norteadores para uma educação ambiental eficiente

circulo

Estamos comprometidos no desenvolvimento de ações que demandam colaboração, respeito, participação, libertação (por meio de trocas) e que despertem a curiosidade.

Conheça algumas das ações que desenvolvemos!

Segmentada para o público infantil e adulto seja em ambientes empresariais ou escolares.

Árvores da minha escola

Com o objetivo de promover a reconexão com a natureza, uma vez que a experiência estimula a percepção sensorial, as crianças também entram em contato com o mundo das árvores. Elas aprendem sobre a importância das árvores, conhecem sobre o ciclo de vida e conhecem sobre a diversidade biológicas, por meio da “caixa das sementes”. O encontro é marcado por práticas ao ar livre que despertam a curiosidade e a participação do aluno.

Detetives da natureza

Ação idealizada pela sócia-fundadora da Pró-Bioma, que já encantou muitas crianças. A atividade tem como propósito incentivar a prática do “olhar atento” para os recursos naturais, pois a partir do sentir (que envolve os sentidos) será possível estimular uma percepção mais integrada. A ação também estimula a memória do ambiente, importando na promoção da identidade cultural com o lugar em que vivem, por meio do reconhecimento do espaço aberto que desenvolve sentimento de pertencer à natureza.

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho)

Desenvolvimento de ações de caráter informativo e reflexivo, que assegurem sensibilizar os atores que compõem o ambiente coorporativo, e de total sorte contribuir para a formação de agentes multiplicadores. A educação ambiental empresarial deve envolver a todos e manter-se num contínuo.

Estas são algumas ações desenvolvidas pela equipe da Pró-Bioma. Se sua escola, empresa, condomínio ou associação ficou interessada ou deseja desenvolver outros temas junto ao seu público, entre em contato conosco.

“O importante não é a casa onde moramos. Mas, onde em nós, a casa mora”
Mia Couto

Ainda com dúvidas sobre como podemos ajudar?

Fale agora com um especialista da Pró-Bioma e esclareça sua dúvida.

Entre em Contato