Escolha uma Página

Arborização

Planejamento da arborização buscando a minimização dos impactos no ecossistema urbano

trees-31O termo ARBORIZAÇÃO se refere ao conjunto de exemplares arbóreos que compõe a vegetação localizada na área urbana. Manter uma relação adequada entre a vegetação e o espaço urbano contribui para o equilíbrio ambiental e melhoria na qualidade de vida da população. Devido ao fato das árvores serem organismos vivos únicos, nem todas as práticas podem ser aplicadas a todas as árvores. É importante que quaisquer manejo seja feito com base nas normas da International Society os Arboriculutre (ISA) revisados por profissional experiente para o contexto local.

Áreas de Atuação

Arborização

Análise de risco de queda de árvore

Consiste na análise visual externa do vegetal, bem como estudo da área do entorno. Análise com base nas normas da ISA (Sociedade Internacional de Arboricultura).

Projeto de Arborização

Proposta de plantio compensatório de acordo com a viabilidade do local e com a escolha de espécie adequada.

Palestra ambiental

Oficinas e palestras, em ambiente escolar ou corporativo, voltadas a temática da arborização. Indicadas para serem realizadas previamente a execução de poda, remoção e transplante de vegetal.

Laudo de manejo

Estudo técnico conforme a necessidade do vegetal aliado ao ambiente do entorno, cujo manejo de poda, remoção ou transplante se faz necessário. Estudo conforme legislação municipal ou estadual, de acordo com a localização do terreno.

Diagnóstico fitossanitário

Envolve a avaliação do estado de saúde do vegetal, com base em ocorrência de fungos e insetos, bem com aparência da madeira.

Acompanhamento técnico

Orientação e condução técnica permanente de biólogo junto às intervenções (manejo) nos vegetais.

Licenciamento ambiental

Cadastramento arbóreo

Inclui a identificação e classificação botânica, bem como plaqueamento dos indivíduos arbóreos/arbustivos.

Laudo Cobertura Vegetal

Estudo de área verde do terreno, com caracterização do entorno, localização da vegetação arbórea/arbustiva em planta topográfica para fins de licença para obra, regularização do imóvel, entre outros.

Monitoramento ambiental em canteiros de obras

Acompanhamento técnico de profissional da área ambiental para etapa de execução de obras e possíveis riscos à vegetação.

Viabilidade ambiental

O estudo de viabilidade ambiental permite conhecer as possíveis restrições relativas a vegetação arbórea/arbustiva, tais como presença de APP (Área de Preservação Permanente) e vegetais imunes ao corte.

Veja depoimentos de clientes da Pró-Bioma

Quando a Paróquia da Ascensão precisou do apoio profissional da Bióloga Fabiana Lemos Smolinski, da Pró-Bioma, prontamente nos atendeu, de forma esclarecedora, sensível e ética. Tivemos em nosso pátio uma árvore caída pelo tempo e a bióloga Fabiana fez o laudo demonstrando o melhor caminho a ser tomado para manter a harmonia entre as pessoas e a natureza. Também analisou e com sabedoria nos orientou sobre nossas possibilidades de compensar a natureza pela árvore que tinha de ser derrubada por questão de segurança. O seu trabalho foi ágil, eficiente e eficaz. Isso é bom para as pessoas e para o meio ambiente. Não temos dúvida de que quando precisarmos de assessoria ambiental, queremos a Pró-Bioma.

Rev. Pilato Pereira

A Pró-Bioma depois que começou a cuidar das nossas árvores elas se desenvolveram e se recuperaram, as frutíferas estão viçosas floridas coisa que não acontecia há tempos, nossa mangueira este ano vai dar muitas frutas, estamos felizes com essa parceria.

Tatiana

Síndica, Condomínio Reserva del Arvoredo

Conheça alguns conceitos da arborização

  • MANEJO é a intervenção aplicada à arborização, mediante o uso de técnicas específicas, com o objetivo de mantê-la, conservá-la e adequá-la ao ambiente. Nesse sentido a Pró-Bioma visa planejar de maneira sustentável a arborização de áreas privadas em consonância com o ambiente do entorno. Neese sentido, os manejos podem ser de diferentes tipos, de acordo com a avaliação preliminar do profissional habilitado (Biólogo, Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Ambiental):
  • PODA: a poda de vegetal, nativo ou exótico, dependerá de autorização prévia da SMAM. Para a concessão de AEPV, em área privada, bem como para execução, será necessária a apresentação de laudo técnico de poda vegetal, elaborado por profissional habilitado, mediante ART de laudo técnico e de execução. Nos casos especiais de podas encontram-se: poda de formação de fuste, levantamento de copa, ramos secos, apodrecidos ou rachados, eliminação de parasitas e hemiparasitas, afastamento predial e de telhado, topiaria e cerca viva.
  • REMOÇÃO: opta-se pela remoção do vegetal, nativo ou exótico, quando se esgota a tentativa de poda e de transplante. A remoção do vegetal dependerá de autorização prévia da SMAM, por meio da expedição de AERV, sendo obrigatória a realização de compensação vegetal, por meio do CCTSA ou por firmatura de TCV.
  • TRANSPLANTE: é uma prática útil para preservamos um vegetal, quando não é possível mantê-lo no local em condições adequadas. Para a concessão de AETV, é necessário apresentação de laudo técnico de transplante, elaborado por profissional habilitado, mediante ART e laudo técnico de execução e monitoramento.

“De fato, nada será suficiente a não ser que as pessoas sejam ensinadas a amar”
Joseph Cornell

Me conte sua dúvida!

Tens alguma dúvida ou sugestão?

Envie sua pergunta para o email contato@probioma.com.br e a resposta poderá aparecer na seção “Em Pauta PB” em nosso site. Conto com a sua participação, pois assim podemos aprender todos juntos. Além disso, clicando no link Em Pauta PB você fica por dentro das informações a respeito da arborização: laudo, podas, legislação, etc.